Como tratar unhas fracas

Meninas!!!!

Hoje resolvi falar de unhas. Bom, tenho um problema sério de descamação da unhas e já fiz de tudo, usei os tradicionais óleos de cravo, esmaltes vermelhos (pois sempre dizem que vermelho fortalece rsrsrs) e nada de acabar com a descamação. Então, fui investigar.

Quando não cuidamos bem das unhas, a cada dia elas vão se tornando mais frágeis e quebram com facilidade. Os motivos podem ser diversos, desde o uso constante de produtos químicos, falta de cuidado ou até mesmo algum problema com a alimentação.

As unhas nos protegem de impactos e auxiliam também na apreensão de objetos e no tato. Composta basicamente de queratina, seu enfraquecimento pode estar diretamente envolvido com o hábito de fazer as unhas todas as semanas. Fiquei preocupada com esta descoberta.

Segundo os dermatologistas, o removedor de esmaltes, ou seja, a acetona, colabora com o ressecamento das unhas, fato que as torna quebradiças, sem brilho e provoca o aparecimento de manchas brancas.

Então meninas, o grande vício das mulheres de manter as unhas sempre bem feitas e pintadas pode ser motivo do ressecamento das unhas e possível descamação.

Como resolver??

O correto seria não pintar sempre as unhas, talvez um intervalo de uma semana no mês já resolva o problema. Porém, eu não gostei nada dessa idéia, mas mesmo sem deixar de fazer as unhas consegui fazer com que a descamação sumisse de vez.

Um dia antes de ir na manicure, eu retiro o esmalte velho em casa e hidrato bem as mãos retirando as células mortas com o Kit Mãos de Seda da Mary Kay que tem um maravilhoso cheirinho de pêssego (EU AMO ESSE KIT), depois aplico o famoso bepantol sobre as unhas para finalizar e vou dormir.


O resultado desse kit é muito bom, em breve vou colocar fotos dos resultados aqui para vocês.



Também passei a usar o fortalecedor de unhas da colorama, gostei do resultado, minhas unhas estão bem mais saudáveis agora.

Usei o fortalecedor dessa linha:







Só que, os dermatologistas dizem que o hábito de fazer as unhas semanalmente não é o único a danificar as unhas. Tirar a cutícula também prejudica, e é um hábito que devemos abandonar (eu não abandonei, nem cogitei a idéia rsrs).

Isso se deve ao fato de que a cutícula é a maior protetora da matriz da unha e impede a penetração de bactérias, fungos e substâncias nocivas, se essa matriz é lesada, infecções, defeitos graves e até definitivos podem surgir.

Tratamentos:
*fazer intervalos entre as idas na manicure, para quem vai toda a semana;
*diminuir o uso de removedor;
*hidratar constantemente com cremes que de preferência contenham uréia na fórmula;
*somente o uso de fortalecedores, óleos de cravo, casco de cavalo etc, podem não ser suficientes para recuperar a beleza das unhas.

Casos mais delicados e críticos merecem a supervisão de um dermatologista, que poderá fazer o tratamento com formulas próprias para cada caso. Geralmente são utilizados nestas fórmulas o carbonato de cálcio, formaldeído e derivados de quinino. Outra opção são os medicamentos por via oral, feitos especialmente de vitaminas derivadas do complexo B. Mas antes de escolher qualquer tratamento, é necessária uma investigação das causas do enfraquecimento das unhas.

O organismo também pode dar o sinal de que algo não está em equilíbrio. Uma alimentação desregrada e carente de nutrientes pode ser o motivo principal do enfraquecimento das unhas, tanto as das mãos como as dos pés. Quando o organismo percebe a falta de proteínas, vitaminas e outros nutrientes, ele tende a direcionar esses nutrientes para outros órgãos e deixa de utilizá-los para a fabricação de unhas e cabelo.

Você está com as unhas fracas quando há:
- Descamação com início na ponta das unhas
- Unhas quebradiças
- Unhas finas, que dobram fácil
- Unhas com aspecto poroso

Espero que estas informações ajude você a tratar melhor suas unhas e receber sempre elogios por ter mãos perfeitas.

Bjusssss

Fonte de parte das informações: terra, Beleza e bem estar

5 comentários:

Giovanna Alves disse...

To adorando o seu blog =)
Dicas super úteis e textos super leves!

Olha só, deixei um selinho pra vc no meu blog...
http://tudoporumchocolate.blogspot.com/2010/01/meu-1-selinho.html

Pati disse...

Oi Giovanna!
Muito Obrigada.
Eu também gostei muito do seu blog.
Bjus

Thatamakeseetc disse...

Nossa, adorei o blog, muitíssimo instrutivo, parabéns!! Já estou seguindo.
Bjos.

Pati disse...

Obrigada!

Seja bem vinda Thatamakeseetc.

Débora Lopes disse...

Oi Giovanna...
Adorei o blog,vc me ajudou muito...
Vou seguir suas dicas...Obrigada...
Bjuss...

Postar um comentário

Sou uma consultora

Sou uma consultora
Venha fazer parte desse time : pdias@mk2br.com.br

Seguidores